18/08/17

Opinião: "Carrie" de Stephen King

"Carrie era a ave rara da escola e o alvo da chacota e da maldade dos outros adolescentes, que passavam a vida a pregar-lhe partidas. Maltratada e brutalmente reprimida pela mãe, uma fanática religiosa para quem tudo é pecado, Carrie direcionava as suas energias para os objetos, fazendo-os moverem-se apenas com o poder da mente. Quando o rapaz mais popular da escola a convida para o baile de finalistas, a tímida Carrie começa a ver-se a si própria de maneira diferente e a ganhar confiança. No entanto, um ato de uma crueldade indizível mudará para sempre o rumo das coisas. Ao ser vítima da mais terrível das humilhações, Carrie liberta por fim todo o seu poder, transformando-se numa arma de terror e destruição. E enquanto todos os presentes no baile se riem dela, as portas trancam-se de repente e o riso depressa dá lugar aos gritos de medo e horror..."

Wook.pt - Carrie
Boa sexta-feira, livrólicos!! Como estão a correr as vossas leituras??

Eu tenho de admitir que este mês está a correr muito bem! Carrie, a minha última leitura, é uma novidade da 11x17 (muito obrigada por me terem enviado um exemplar deste livro) e o primeiro livro de Stephen King que li.

Tenho de admitir que estava à espera de algo diferente. Estava à espera de um conto de terror, algo que me aterrorizasse enquanto lia na cama e me impedisse de dormir, mas o que acabei por encontrar foi um livro com uma grande carga psicológica. Não digo isto de forma completamente negativa, só que o facto de estar à espera de uma coisa um pouco diferente acabou por condicionar a minha opinião.

Tenho de admitir que, quando comecei a folhear Carrie, fiquei assustada: apesar das poucas páginas do livro (cerca de 250), este divide-se apenas em três partes, partes estas que funcionam quase como capítulos. No entanto, cada uma destas partes contém textos mais pequenos, o que torna esta uma leitura fácil, fluída e nada maçuda.

A mãe de Carrie é uma fanática religiosa e esse facto torna Carrie uma "atrasada", no sentido de não conhecer certas coisas completamente naturais. E isto foi algo que mexeu comigo: como é que é possível que uma rapariga de dezasseis anos não saiba que a menstruação e os seios é algo natural na mulher e não uma coisa do Diabo?! Também o bullying que Carrie sofre por parte dos colegas é um fator que vai desencadear o que se vai passar no final e é também fruto da educação fanático-religiosa que a mãe de Carrie lhe dá.

Ao fim e ao cabo, este livro acaba por nos mostrar o quanto as ações e o comportamento dos outros para connosco nos pode afetar, sendo este facto ainda amplificado pelo facto de Carrie ser detentora do poder da telecinética.

Tenho também de referir o facto de as personagens serem bastante realistas, especialmente os alunos do liceu. Os alunos "populares", a peer pressure, entre outros, tudo isso é muito bem descrito pelo autor!

Classificação: 3,5/5

Uma leitura com apoio da
Foto de 11x17.

Sem comentários:

Enviar um comentário