13/04/17

Opinião: "O Coração de Simon Contra o Mundo" de Becky Albertalli

"Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.

Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola. 

Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro."


Wook.pt - O coração de Simon contra o mundo
Bom dia!! De hoje a uma semana já vou estar de regresso às aulas, por isso tenho de aproveitar esta semana que me resta para acabar mais uns livrinhos e deixar o blogue em dia. Estas férias têm sido bastante produtivos no que diz respeito à leitura (já lá vão cinco livros) e hoje trago-vos o último que li: O Coração de Simon Contra o Mundo de Becky Alertalli.

Não sei se já vos aconteceu, mas a verdade é que houve uma altura em que toda a gente falava deste livro. Agora que já o li, finalmente entendo o porquê (e apoio totalmente esta obsessão por Simon)!!

Um dos primeiros aspetos deste livro que me chamou a atenção foram as referências a Harry Potter. Eu sei que pode não parecer nada de mais, mas a verdade é que se forem fãs do Harry Potter, vão adorar identificar-se com esta faceta de Simon!

Simon, a personagem principal, lida com muitas das angústias com que os adolescentes são confrontados hoje em dia, o que o torna uma personagem com a qual o leitor facilmente se identifica. Não tem de estar necessariamente relacionado com a Saída do Armário que a personagem enfrenta. Simon também se revolta com os pais e os amigos, preocupa-se com a irmã mais nova e tenta não dar (mais) nenhum passo em falso para estragar as amizades que já tem... tudo isto enquanto tenta descobrir quem é verdadeiramente.

O tema deste livro, a homossexualidade, é muitas vezes um tema tabu e eu adorei a forma ligeira com que a autor o abordou, mas sem nunca o desprezar. Em O Coração de Simon Contra o Mundo assistimos a uma abordagem diferente deste tema, uma abordagem que desmitifica algumas das coisas que costumamos ouvir e que mostra o outro lado, o lado de que tem de se assumir não só perante a família e os amigos, mas perante o mundo e todas as pessoas que não nos conhecem.

Para além disto, a escrita acessível da autora foi outro fator que me deixou presa a este livro. Gostei bastante de, ao mesmo tempo que líamos sobre o que se passava no dia-a-dia das personagens, também tínhamos acesso aos e-mails trocados entre Simon e Blue. Foi uma forma inteligente da autora nos mostrar como é que estas personagens se sentiam não só em relação uma à outra, mas também o quanto esta Saída do Armário as assustava. E foi também uma maneira discreta de nos deixar pistas sobre a identidade de Blue.

Tenho de admitir que Blue me surpreendeu! Não estava nada à espera de que ele fosse quem era, mas a verdade é que as pistas estavam todas lá, e no final acho que Simon não podia ter ficado com ninguém melhor!

Assim, tenho apenas de vos deixar dizendo que este livro é fantástico! Se estão à procura de um livro que vos vai agarrar e que só vão descansar até o acabarem, este é o livro! Muito obrigada à Porto Editora por me terem enviado este exemplar e por me terem proporcionado uma leitura única!

Classificação: 5/5


Uma leitura com o apoio da

Sem comentários:

Enviar um comentário