13/11/16

Opinião: "As Raparigas Esquecidas" de Sara Blædel


"Numa floresta da Dinamarca, um guarda-florestal encontra o corpo de uma mulher. Marcada por uma cicatriz no rosto, a sua identificação deveria ser fácil, mas ninguém comunicou o seu desaparecimento e não existem registos acerca desta mulher.

Passam-se quatro dias e a agente da polícia Louise Rick, chefe do Departamento de Pessoas Desaparecidas, continua sem qualquer pista. É então que decide publicar uma fotografia da misteriosa mulher. Os resultados não tardam. Agnete Eskildsen telefona para Louise afirmando reconhecer a mulher da fotografia, identificando-a como sendo Lisemette, uma das "raparigas esquecidas" de Eliselund, antiga instituição estatal para doentes mentais onde trabalhara anos antes. 

Mas, quando Louise consulta os arquivos de Eliselund, descobre segredos terríveis, e a investigação ganha contornos perturbadores à medida que novos crimes são cometidos na mesma floresta."



Nem acredito que hoje já é domingo outra vez, mas ao menos amanhã temos novidades fresquinhas nas livrarias!!! Por isso hoje, vou aqui deixar as minhas opiniões sobre dois livros, os primeiros de duas séries cujas sequelas vão ser publicadas amanhã

Vou começar com As Raparigas Esquecidas de Sara Blaedel. Esta é uma autora dinamarquesa, conhecida como a Rainha do Crime Dinarmaquês, a qual eu andava há já algum tempo à espera que fosse publicada em Portugal. O seu primeiro livro foi publicado a 20 de junho pela Topseller. Amanhã vai ser publicada a sequela, O Trilho da Morte.

Primeiro que tudo,há que dizer que este primeiro livro não defraudou, de todo, as expectativas.

As Raparigas Esquecidas é o típico policial nórdico que eu tanto aprecio. As personagens são realistas, e temos muitas vezes oportunidade de ler acerca do seu dia-a-dia, o que torna a leitura menos pesada. O facto de os crimes estarem sempre relacionados com algo que ocorreu no passado também é algo que me agrada bastante.



Neste livro, ficamos a conhecer a agente da polícia Louise Rick, que está à frente do recém-criado Departamento de Pessoas Desaparecidas, e que se vê em mãos com um caso muito particular. À medida que o caso avança, Louise vê-se obrigada a aceitar o parceiro que lhe foi impingido e a questionar a veracidade dos depoimentos prestados por pessoas por ela conhecidas há anos.

No final, a revelação do criminoso e dos seus motivos revela também as condições a que os doentes mentais estavam sujeitos nas instituições estatais da Dinamarca há 25 anos atrás, algo que se encontra presente em todo o livro.

As Raparigas Esquecidas é o livro ideal para ler aconchegado no sofá enquanto está frio lá fora e a lareira acesa! E o facto de O Trilho da Morte ir ser publicado já amanhã é apenas mais um incentivo para o lerem!

Classificação: 5/5

1 comentário:

O Olhar da Marina disse...

Bem com essa classificação fiquei super curiosa para ler :D
Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

Enviar um comentário